Base de Conhecimento

Fique atualizado sobre todas as inovações e aplicações.

GUIAS PARA AMOSTRAGEM E TESTE DA GIPSA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Compreender que o estado e a qualidade do seu grão é essencial e conduzir amostragens precisas em vários pontos ao longo da cadeia de grãos é necessário para garantir tal confiança.

Talvez o aspecto mais importante de qualquer programa de teste de grãos seja a obtenção de uma amostragem representativa do caminhão ou da barcaça sob teste. O Ministério da Agricultura dos Estados Unidos da América (United States Department of Agriculture – USDA) desenvolveu orientações para amostragem eficiente em um documento chamado Inspecting Grain: Practical Procedures for Grain Handlers (em tradução livre, “Verificação de Grãos: Procedimentos Práticos para Manipuladores de Grãos”).

A seção I do documento aborda a importância de técnicas apropriadas de amostragem para a obtenção de amostras de grãos representativas. Eles recomendam que sejam coletadas ao menos duas amostras de sondagem de lotes de 600 alqueires ou menos. Para lotes maiores, colete ao menos três amostras de sondagem. Tais amostras devem ser coletadas em locais aleatórios, com intervalos, utilizando sondas mecânicas ou manuais. Consulte o site do USDA para maiores informações sobre métodos de amostragem, técnicas e materiais representativos.

Uma vez que seja obtida uma amostra representativa, ela será útil para obter uma pequena, porém, representativa, subamostra para uso no teste. Pode ser usado um separador para separar aleatoriamente a(s) amostra(s) de sondagem. Através de repetidamente coletar uma das amostras de separação e coloca-la novamente no separador, a amostra pode ser reduzida a um tamanho manejável para triturá-la ou misturá-la, enquanto ainda se mantém a representatividade da amostra original.

Alternativamente, caso use um triturador de maior capacidade, a amostra de sondagem inteira pode ser triturada e uma amostra representativa ser coletada da amostragem de sonda uniforme triturada.

O USDA/GIPSA desenvolveu uma ferramenta útil para avaliar as probabilidades associadas à detecção de diferentes concentrações de variedades geneticamente modificadas em uma amostra, com base em diferentes hipóteses e tamanhos de subamostras.

USDA/GIPSA Sample Planner Excel Spreadsheet (em tradução livre, “Planilha de Excel Planejadora de Amostras do USDA/GIPSA”)

Links adicionais para documentos de apoio da GIPSA do USDA referentes à separação e amostragem de grãos:

Book I, Grain Sampling Handbook (em tradução livre, “Livro I, Manual de Amostragem de Grãos”), estabelece as políticas e os procedimentos para amostragem de grãos em conformidade com os regulamentos sob a Lei de Padrões de Grãos dos Estados Unidos da América.

Inspecting Grain: Practical Procedures for Grain Handlers (em tradução livre, “Verificação de Grãos: Procedimentos Práticos para Manipuladores de Grãos”). Este documento de orientação que pode ser visualizado no site do USDA.

Voltar para Base de Conhecimento