Testes de Micotoxinas

Garanta um fornecimento de grãos de alta qualidade com os testes de micotoxinas da EnviroLogix

O que são Micotoxinas?

As micotoxinas são produtos químicos tóxicos produzidos por fungos e bolores que ameaçam especialmente o cultivo de grãos e alimentos.

Elas foram associadas a uma variedade de efeitos na saúde de seres humanos e animais. Quando as micotoxinas entram na cadeia de suprimento de alimentos, elas podem causar estragos em todos os pontos ao longo da cadeia - afetando todos, desde agricultores até moinhos de grãos e consumidores do grão. A cadeia de grãos é particularmente suscetível porque os grãos podem ficar contaminados com micotoxinas durante o crescimento da safra ou durante o armazenamento de grãos, estabelecendo a necessidade de testes de micotoxinas em todas as etapas da cadeia de suprimento alimentar.

As micotoxinas mais problemáticas são a aflatoxina, desoxinivalenol (DON / vomitoxina), fumonisina, ocratoxina, T-2/HT-2 e zearalenona (F-2).

Quais são os Efeitos Nocivos das Micotoxinas?

As micotoxinas afetam a qualidade dos grãos, diminuem a produtividade animal e criam riscos significativos para a saúde e a segurança alimentar de humanos, animais de produção e animais de estimação.

Entre veterinários, criadores de animais e produtores de ração, as micotoxinas são bem conhecidas por afetar a saúde e o desenvolvimento de aves, vacas, cavalos e outros animais que comem grãos mofados. Na comunidade médica, os efeitos das micotoxinas sobre os seres humanos estão cada vez mais chamando a atenção, inclusive nas discussões relacionadas à sensibilidade ao glúten.

Os sintomas do consumo crônico de micotoxinas variam de um enfraquecimento do sistema imunológico ao câncer de fígado. Na maioria das nações, a prevalência de micotoxinas em grãos é regulada para proteger cidadãos e animais de produção que consomem o grão. O controle da incidência das micotoxinas nos grãos é vital para garantir a saúde de cidadãos e animais de produção.

25%

Um quarto da produção agrícola mundial é contaminada com micotoxinas, de acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura .

Micotoxinas: Por que Você Deve Monitorar?

Um quarto da produção agrícola mundial está contaminado com micotoxinas, de acordo com a FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Uma contaminação nesta escala possui sérias consequências. Por exemplo, as micotoxinas representam entre 30 e 60% das rejeições de alimentos e rações nas fronteiras da União Europeia, em algumas estimativas. A Garantia da Qualidade fornece as bases para um fornecimento de grãos saudáveis, produtivos e rentáveis. Para este fim, numerosos órgãos governamentais nacionais e internacionais regulam a qualidade do suprimento de grãos. Eles também exigem certificação rigorosa para a tecnologia e kits usados para testar micotoxinas.
Testes rápidos e precisos de micotoxinas podem fazer toda a diferença ao rastrear a segurança alimentar dos grãos.

Somente com tecnologia comprovada e certificada, os usuários podem tomar decisões objetivas e em tempo real que atendam aos padrões de regulação a fim de minimizar os riscos de perda de produtividade e saúde devido a infecções por micotoxinas.

Mercados

Quem Deve Testar as Micotoxinas?

O teste de micotoxina deve ocorrer em cada etapa da cadeia de suprimento de alimentos. Todas as companias e proprietários de empresas, incluindo os agricultores que lidam com o grão, devem estar cientes dos riscos e da vital importância do controle das micotoxinas. As indústrias afetadas incluem:

Grãos Testados

Grãos com Alto Risco de Contaminação

Seja produzindo, manuseando ou processando qualquer uma dessas culturas, a análise de Micotoxinas é uma medida de gerenciamento de risco necessária e adequada. Culturas com alto risco de contaminação com micotoxinas incluem:

Teste para micotoxinas

Como Testar as Micotoxinas

Três métodos primários estão disponíveis para a análise de micotoxinas. Os métodos de HPLC e ELISA para a detecção de micotoxinas são demorados e ambos exigem equipamentos caros de laboratório. Uma tira de teste (tira de fluxo lateral), também conhecida como fita, é uma maneira simples, rápida e econômica de realizar um teste de micotoxina com resultados quantitativos ou qualitativos.