
O que é zearalenona?
A zearalenona é uma micotoxina produzida por várias cepas de Fusarium, um fungo que contamina uma variedade de grãos, incluindo milho, trigo, cevada, arroz e aveia.
Zearalenona causa distúrbios reprodutivos de animais de fazenda, infertilidade, aborto e outros problemas de reprodução, especialmente em suínos. Pode causar síndromes hiperoestrogênicas em humanos.
A zearalenona é frequentemente identificada juntamente com o desoxinivalenol (DON). Ela é observada cada vez mais na aquicultura, resultante do crescente uso de grãos, especialmente trigo, como fonte de proteína em ração para peixes. Como acontece com outras micotoxinas, a zearalenona pode prejudicar os animais de produção e os seres humanos, uma vez que ela entra no suprimento de alimento e de ração.

Quais são os efeitos nocivos da zearalenona?
Em animais e seres humanos, a zearalenona imita o hormônio estrogênio reprodutivo. Níveis tão baixos quanto 1 ppm podem causar danos ao sistema reprodutivo de suínos.
Níveis mais elevados de zearalenona podem causar defeitos congênitos, interrupção dos ciclos reprodutivos e até mesmo atrofia de órgãos sexuais, levando a um declínio completo da capacidade reprodutiva.
Os efeitos da zearalenona em outros animais não são tão catastróficos quanto nos suínos. As aves e o gado apenas apresentam sintomas após a ingestão prolongada de zearalenona e os níveis mais baixos de contaminação não se transferem para o leite e a urina. As altas concentrações dietéticas (> 20-30 ppm) produzem infertilidade em bovinos e ovinos.
Nos seres humanos, a zearalenona pode causar a puberdade precoce central (CPP), que resulta no desenvolvimento prematuro da puberdade em crianças. O CPP geralmente afeta meninas mais do que meninos e tem sido associado a níveis mais altos de exposição à zearalenona.
A zearalenona nas culturas, alimentos e ração animal é regulada pelo mundo. Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura (USDA) e a Agência de Administração para Medicamentos e Alimentos (FDA) monitoram os níveis de zearalenona.

Por que você deve testar a zearalenona?
O teste da zearalenona detecta contaminação que, na sua condição mais grave, pode levar a riscos significativos para a saúde dos sistemas reprodutivos tanto dos animais de produção quanto dos humanos.
A detecção precoce da zearalenona no campo e no armazenamento é importante porque ela permanece estável em altas temperaturas e pode sobreviver ao processamento básico de alimentos. Em animais de produção, a contaminação por zearalenona no grão no suprimento de ração animal pode levar à ingestão reduzida de alimentos e, assim, diminuir o ganho de peso e a produtividade.
Além disso, o teste de zearalenona ajuda a proteger a qualidade das culturas e reduz o risco para os preços das commodities. O teste também garante a conformidade com os regulamentos de exportação.
Mercados
Quem deve fazer o teste de Zearalenona?
Os fatores de risco para a zearalenona são variados e não são facilmente evidentes, o que requer testes rigorosos de zearalenona por fazendeiros, moinhos e manipuladores de grãos.
O crescimento da zearalenona é estimulado durante uma queda de temperatura. A umidade é um catalisador para o crescimento, mas se os níveis de umidade caírem abaixo de 15%, então a zearalenona para de crescer. No entanto, os grãos contaminados com zearalenona continuarão a crescer mesmo depois de serem secos abaixo de 15% se os níveis de umidade das instalações de armazenamento não forem bem mantidos.
As condições em que a zearalenona aparecem são variadas:
- A zearalenona prospera em uma grande variedade de climas
- A zearalenona cresce no campo a uma temperatura entre 18 a 29 °C
- Temperaturas elevadas e umidade não afetam negativamente a zearalenona
- O Fusarium para de produzir zearalenona a um nível de umidade inferior a 15%
Teste para zearalenona
Como Testar a Zearalenona
Três métodos primários estão disponíveis para a análise de micotoxinas. O método HPLC para a detecção de micotoxinas é demorado e ambos os métodos de HPLC e ELISA requerem equipamentos de laboratório caros. Uma tira de teste LFD é uma maneira simples, rápida e econômica de realizar um teste de micotoxina com resultados quantitativos ou qualitativos. Somente com tecnologia de teste de micotoxina comprovada e certificada, os usuários podem tomar decisões objetivas e em tempo real que atendam aos padrões de regulação e mitigar os riscos de perda de produtividade e saúde devido à contaminação por zearalenona.